23 de jul. de 2009

Romance

Oiê!
Estive meio ausente por esses dias não só devido à imensa quantidade de serviço que anda me ocupando, mas também à tentativa frustrada de mudar o domínio do nosso blog.

Eu havia achado um domínio que combinava mais com a nossa proposta: “arteblog”. Mas, infelizmente, apesar de todo o esforço dispensado por minha parte, eu e a tecnologia não somos muito chegadas.

Então, por fim, não consegui mexer na configuração do blogorama nem deixar o “teatroplenitude.arteblog” com a nossa carinha, por isso resolvi que ficaremos aqui, com o nosso bom, velho e fiel amigo blogspot por mais um tempo. O problema é que o espaço disponível aqui está ficando pequeno para tantas ideias borbulhantes que tomam conta de meus pensamentos... (Uhg!).

Enfim, galera, agora quero falar sobre um filme deslumbrante que assisti esta semana e que não sai da minha mente desde então: Romance.
Um filme de Guel Arraes, por Paula Lavigne, protagonizado pelos fantásticos Wagner Moura e Letícia Sabatella, e com um elenco divino, contando com, por exemplo, Andréa Beltrão, Marcos Nanini, Vladimir Brichta e José Wilker.

O filme vale a pena! Como diria um professor meu: "Se você não gostar, eu te devolvo o dinheiro da locação." (Mas, atenção plenitudianos: é mentira, não devolvo, não!).

Essa obra cinematográfica registrada em filme (Do que estávamos falando mesmo?) é magnífica!
O filme, basicamente, mostra a história do diretor e ator teatral Pedro e da atriz Ana que, durante a montagem de Tristão e Isolda, se apaixonam. É claro, no entanto, que o filme é muito (muito) mais do que isso que descrevi. Mas isso deixo que descubram sozinhos.

Agora, vamos ao que nos importa realmente. Sabem o que mais me chamou a atenção no filme? A expressão corporal dos atores, com um destaque grande (bem grande), para a da Letícia Sabatella.


[Início Momento confissões infames]
Sabe aquela coisa de ver no filme e tentar fazer igual em casa? ... Pois é.
[Fim Momento confissões infames]


Não sei se fiquei bitolada com esse negócio de ter consciência do próprio corpo, de cada movimentação e tal, mas o fato é que, agora, não dá mais para ver teatro, filme, novela, propaganda de tv ou me olhar no espelho e não reparar no corpo; não reparar na grande variedade de movimentos existentes, ou, simplesmente, nos (sempre) mesmos movimentos, mas feitos de maneiras diferentes, reparar em como eles acontecem, na intensidade e na velocidade de cada um, variando conforme a movimentação interna que me domina a cada dado momento.

Eis algo que tem me ajudado na (tão necessária) percepção corporal: a observação, primeiro, e, depois, a tentativa de reprodução, a qual vem sempre, irremediavelmente, acompanhada por novas descobertas.

Mesmo que eu não dê conta de reproduzir, gosto de ver, de observar. É necessário ter consciência do corpo para, então, saber como agir com o/cuidar não só do próprio corpo, mas também do corpo do outro, uma vez que é vital para nós, atores, saber quais são os nossos limites, quais são nossas emoções e como provocá-las.

Prestar a atenção máxima a cada detalhe mínimo.

Beijos!

6 comentários:

  1. UAU!! maah.....que post!!
    amei o filme...vou procurar pra ver!!
    tem um pouco a ver com a minisserie som & furia...pelo menos pelo que vc contou...

    *Consciencia corporal...estou gravando tudo aqui na minha mente alienigena!!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver que aos poucos (pelomenos publicamente) vão mostrando que a descoberta esta surgindo cada vez mais intensa. ROMANCE - já assisti algumas vezes hehee...Procurem...existem mais uns 2 que eu indicaria...procurem. Beijos plenitudianos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje voltei aki para saber algo, um amigo q tem blogspot me questionou se tem como o dono do blog responder undividualmente os comentários. Tem Maiara??? aguardo sua resposta. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Uai, Fer! Eu não sei muito dessas coisas, td o que sei foi descoberto na base dos 'achismos', no entanto, acho q não tem como fazer isso, a não ser que tenha como habilitar esta alternativa nas configurações, sei lá. Procurei essa opção aqui no nosso blog, mas não achei nada! =/
    -------
    Sobre os filmes, os brasileiros, não todos, mas de um modo geral, são ótimos quanto à questão corporal. Estou em busca de outros!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fer, Fer, ahá! Achei essa opção de colocar os últimos comnetários dos posts na barra lateral. Acha que serve? Ou num era disso que seu amigo precisa? Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Nossa... cada vez que entro aki fico mais encantada com td que acontece!! O filme realmente é mto bom, principalmente a perte que lida com nosso maravilhoso mundo teatral e como nossas personagens ficam conosco, pelo menos parte delas! Realmente é inevitável qrer se descobrir, saber o que o corpo pode e pede!! Mais uma vez parabéns por fazer um blog tão maravilhoso!! Amo demais!! Plenitude eternamente!! ^^

    ResponderExcluir

Tuas palavras são mundos!

Related Posts with Thumbnails