27 de mar de 2009

Parabéns 2 vezes!

Amores, Parabéns!
Hoje o parabéns é duplo. Sim! Vejam:

1) Parabéns por nossa primeira apresentação de 2009. Que apresentação maravilhosa, quanta energia, quanto sentimento, quanto amor pelo que fazemos! Parabéns a todos e muito obrigada pela apresentação perfeita.

2) Parabéns pelo dia de hoje, 27/03, dia Mundial do Teatro! Eeee!!!! Quantos motivos temos para comemorar né pessoal?
O dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro e, todos os anos, são organizadas manifestações teatrais neste dia, sendo a DIFUSÃO DA MENSAGEM INTERNACIONAL uma das mais importantes, a qual é, tradicionalmente, redigida por uma personalidade do Teatro, de renome mundial, a convite do Instituto Internacional do Teatro. Este ano a celebridade teatral foi O brasileiro Augusto Boal. Transcrevo a seguir a mensagem dele:


"Todas as sociedades humanas são espetaculares no seu cotidiano, e produzem espetáculos em momentos especiais. São espetaculares como forma de organização social, e produzem espetáculos como este que vocês vieram ver.

Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de idéias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro!

Não só casamentos e funerais são espetáculos, mas também os rituais cotidianos que, por sua familiaridade, não nos chegam à consciência. Não só pompas, mas também o café da manhã e os bons-dias, tímidos namoros e grandes conflitos passionais, uma sessão do Senado ou uma reunião diplomática – tudo é teatro.

Uma das principais funções da nossa arte é tornar conscientes esses espetáculos da vida diária onde os atores são os próprios espectadores, o palco é a platéia e a platéia, palco. Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver tão habituados estamos apenas a olhar. O que nos é familiar torna-se invisível: fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco da nossa vida cotidiana.

Em Setembro do ano passado fomos surpreendidos por uma revelação teatral: nós, que pensávamos viver em um mundo seguro apesar das guerras, genocídios, hecatombes e torturas que aconteciam, sim, mas longe de nós em países distantes e selvagens, nós vivíamos seguros com nosso dinheiro guardado em um banco respeitável ou nas mãos de um honesto corretor da Bolsa - nós fomos informados de que esse dinheiro não existia, era virtual, feia ficção de alguns economistas que não eram ficção, nem eram seguros, nem respeitáveis. Tudo não passava de mau teatro com triste enredo, onde poucos ganhavam muito e muitos perdiam tudo. Políticos dos países ricos fecharam-se em reuniões secretas e de lá saíram com soluções mágicas. Nós, vítimas de suas decisões, continuamos espectadores sentados na última fila das galerias.

Vinte anos atrás, eu dirigi Fedra de Racine, no Rio de Janeiro. O cenário era pobre; no chão, peles de vaca; em volta, bambus. Antes de começar o espetáculo, eu dizia aos meus atores: - “Agora acabou a ficção que fazemos no dia-a-dia. Quando cruzarem esses bambus, lá no palco, nenhum de vocês tem o direito de mentir. Teatro é a Verdade Escondida”.

Vendo o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, gêneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida.

Assistam ao espetáculo que vai começar; depois, em suas casas com seus amigos, façam suas peças vocês mesmos e vejam o que jamais puderam ver: aquilo que salta aos olhos. Teatro não pode ser apenas um evento - é forma de vida!

Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!

Augusto Boal"

Belo discurso que lembra bastante o nosso debate após a apresentação de Persona. Não acham? ;)

Um comentário:

  1. meeeeeeu Deus!!tem tudo a ver com o que estudamos e o que discutimos no debate!!

    *grande Augusto Boal!

    ;)

    ResponderExcluir

Tuas palavras são mundos!

Related Posts with Thumbnails