20 de ago. de 2009

Dia do artista de Teatro

Foi ontem, dia 19 de agosto. Mas estou postando hoje, pelo motivo de sempre. Falta, muita falta, de tempo. Mas o dia exato não importa, o que mais vale é não nos esquecermos da importância desta data: dia do artista de teatro.

O dia é dedicado aos atores, aos produtores, aos diretores, aos dramaturgos, aos sonoplastas e iluminadores. Enfim, a todos que dedicam suas vidas, suas almas, seus corpos, seus suspiros, suas mentes, sua semana, seus fins de semanas ou "somente" algumas horas à mágica vida teatral.

Não imagino como ocorre a tal "mágica" do teatro. O que sei é que quando se fecha o nosso portãozinho azul, o resto do mundo some. Sem demagogias: o teatro transforma.

Mas, será que realmente merecemos um dia dedicado a nós, artistas teatrais?

Pois nós, que, constantemente, ouvimos, ou simplesmente sentimos, opiniões tão adversas à nossa arte, merecemos este e os outros 364 dias do ano, por, ainda assim, persistirmos amando o que fazemos e fazendo o que amamos. Afinal, o mundo, às vezes, nos olha como se fosse tarefa fácil ou de pouco mérito apresentar-se para dezenas ou centenas de pessoas desconhecidas, com olhares críticos e almas sedentas. Como se a responsabilidade, a força de vontade e a superação constante de nossos próprios desafios não fossem os ingredientes elementares para um artista de teatro. Como se o fato de se fazer teatro apenas aos finais de semana significasse que o teatro é, para nós, apenas um hobbie, algo com a importância questionável. Como se apenas porque não temos vontade, ou coragem, de sair correndo para uma cidade grande para tentar viver da nossa arte, significasse que não a amamos realmente.

Mas há também os que nos enxergam como heróis, apenas por termos um sonho e não desistirmos deles. É a esses que dedico meu teatro, meu tempo, meu esforço, meus ensaios e minhas pesquisas. Reproduzindo aqui a dedicatória da minha monografia:
A todas as pessoas nas quais vive o estranho e inexplicável amor pelo
teatro.

5 comentários:

  1. oque mais podemos dizer que vc ja nao tenha dito mah??
    *não da pra expressar em palavras oque é esse amor,ou oque são nossos ensaios,ou o que é TEATRO!
    mais vc chegou bem pertinhooo viu!!

    segue um trecho de um poema que encontrei nos baus velhos...

    "...
    Sei lá,volto ao camarim de meu quarto
    E nunca encontro um ramalhete de flores
    Ou ouço uma voz amiga
    Nunca há uma platéia
    E jamais alguem me aplaude no palco da vida
    MAS SOU UMA ATRIZ
    E assim cada dia se vai
    Levando uma série de atos que formam uma vida
    Quando descerrar a cortina pela ultima vez,
    E você não mais ouvir a voz deste palhaço,
    Faça por ele uma prece,mas não chore
    Pois enfim sou eu quem encontrou a paz
    Terminou a angustia da busca...
    Busca de mim mesma
    Se lhe sobrar algum tempo,
    Vá até meu derradeiro camarim
    Retire sua própria mascara
    Deposite se quiser uma flor
    E eu através da cortina do tempo
    Lhe enviarei um sorriso"
    Maria Ines C. Tolentino

    ResponderExcluir
  2. Como amo este espaço, gosto das palavras claras e sinceras que quem escreve e quem comenta deixa registrado. Quanto ao dia do ator de teatro, desta vez prefiro me calar. Eu seria ingênuo tentar traduzir o que sinto, afinal...é minha vida há 19anos. :)

    ResponderExcluir
  3. Eita! Lindo poema Camila. Reflexo da realidade... Mas estar no palco compensa as desventuras pelas quais passamos fora dele.

    Fer, tua vida se transformou na nossa vida. Obrigada, sempre, sempre!

    Amo muito ter vocês por aqui!!! *-*

    ResponderExcluir
  4. siiim mah.....oque me chamou a atenção nesse poema foi o "mas sou atriz"

    ou seja,pode acontecer oque for na realidade,mas eu ainda assim serei atriz,sou atriz,faço teatro,e serei atriz mesmo quando a morte vier me buscar,o resto...é resto!

    pelo menos foi oque eu pensei quando li!^^

    ResponderExcluir
  5. Os aplausos da vida passam despercebidos diante da magia presente no aplauso do público, é essa magia que nos faz dizer: Sou atriz/ator!! É mto bom saber que nós artistas sabemos o quão maravilhosa é nossa profissão...espero chegar perto do que o Fer é!! Amo todos vcs!! Saudades.

    ResponderExcluir

Tuas palavras são mundos!

Related Posts with Thumbnails