10 de jul. de 2009

Pela falta de tempo que uma vez mais me consome e me toma o espaço para pensar, elaborar, cuidar de um post, apelarei para o trivial: citações feitas. Embora, há que se dizer, é este um "trivial" de grande importância para nós, atores.
Deixarei algumas citações esperando que elas se transformem em profundas reflexões.



"Estudei o homem, porque se assim não o fizesse, não conseguiria realizar nada em meu ofício." (Charles Chaplin)

"Temos a arte para que a verdade não nos destrua." (Nietzsche)

"O teatro é sempre mais desafiador. No palco, não há lugar para blefe. Cada dia é único e nem público nem espetáculo são os mesmos. Acho que tanto os atores quanto os espectadores possuem uma força qualquer que emana e, naquele instante da encenação, uma junta-se à outra e forma uma determinada energia dentro daquele espaço. E a cada noite a química é diferente, porque as pessoas na platéia são outras. É muito curioso" (Fernanda Montenegro)

"Eu digo a todas as pessoas que estão começando que devem lutar contra a falência educacional do país. É inadmissível atores que não leiam que não se expressem bem, que não saibam escrever. Os atores têm que se conscientizar de que a nossa profissão exige conhecimento, cultura, estudo e aprimoramento." (Miguel Falabella)

"Se somos feitos da matéria, da substância dos sonhos, pertencemos então, completamente, ao não estabelecido, a uma lógica especial, a uma realidade transfigurada, à fantasia, à liberdade." (Shakespeare, referindo-se aos atores)

"A caminhada dos atores ao longo dos séculos é subterrânea, nos perpetuamos por meio do nosso ofício: um ator que viu um ator, que trabalhou com outro, que foi discípulo de um terceiro repetindo o mesmo fenômeno em direção ao futuro. Sei que em mim estão entonações, gestual e sentimentos de muitos e muitos atores e atrizes que eu vi, populares ou clássicos, brasileiros ou estrangeiros, que por sua vez viram outros atores e atrizes de épocas anteriores, que por sua vez foram influenciados por colegas de outro século ou séculos. Assim como no ano 2083 alguma atriz estará revivendo algum pulsar meu ou de outra atriz contemporânea. É essa transferência que nos alimenta e dignifica. É uma espécie de genética teatral." (Fernanda Montenegro)

Agora falando particularmente, eis aí parte da minha razão de fazer teatro:
“Imitando com o corpo formas e sentimentos, os pequenos se divertem e desenvolvem suas capacidades de expressão. Os maiores, fazendo teatro em classe ou em grupos amadores, entram na pele dos personagens e delas saem compreendendo melhor a si e aos outros. Esse jogo com o imaginário ajuda a fazer amigos e a elaborar novas visões de mundo. De quebra, leva a aprender Português, Matemática, Artes...” (Mariana Borges)

Beijos, plenitudianos, que, inexplicavelmente, amo com "por quês" e "para quês" bem definidos.

Um comentário:

  1. Leiam com atenção as citações e se deliciem por entender cada vez mais o que cada citação quer dizer...afinal, vocês fazem, aprendem e cada vez mais se sensibilizam com isso.

    ResponderExcluir

Tuas palavras são mundos!

Related Posts with Thumbnails