27 de mai. de 2009

Tintim por tintim

Vamos ao relato do fim de semana?

Pois bem, como não poderia deixar de ser, no último fim de semana debruçamo-nos sobre “Comedor de Pecados”. Eram, afinal, os últimos dois dias de ensaio antes da apresentação da nossa 10ª Cultura de Quinta.
Dessa forma, no sábado, assim que chegamos, começamos o nosso aquecimento e, depois, fizemos várias leituras de “Comedor de pecados”. Um pouco mais tarde recebemos a última parte do texto, então, lemos atentamente e tentamos, juntos, compreender determinados aspectos contidos ali. Decidiu-se, também no sábado, o figurino de cada um, depois ensaiamos, ensaiamos, ensaiamos e ensaiamos muitas outras vezes ainda. Todas essas repassadas foram, vale dizer, sem que tentássemos puramente “decorar” o texto, o objetivo era entender o que estava dito ali, conhecer a história e, então, vivenciá-la (Eis uma parte do nosso novo processo de montagem, ainda em experimento, mas já com sucesso... eu ousaria dizer).
No domingo, os ensaios também foram numerosos. Após repassarmos a peça várias vezes, tentamos agregar mais conhecimentos sobre a obra.
Narramos a história que ocorre na peça e depois tentamos, por meio de cálculos racionais baseados em informações contidas no texto, descobrir a idade de cada personagem, bem como alguns outros traços e, de posse desses conhecimentos, voltamos a repassar a peça. Terminamos. Fizemos um círculo e cada um escolheu uma frase de seu personagem. Começou-se o exercício com a ação do Forasteiro dizendo a sua frase escolhida para a Kelly, que reagia dando a sua resposta. O grupo todo passou por esse processo, foi a lei da “ação x reação” ajudando-nos a entender melhor o clima da peça e o sentimento de cada personagem. Aí sim foi que terminamos.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tuas palavras são mundos!

Related Posts with Thumbnails